segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cooperativa Vinícola Garibaldi completou 80 anos neste sábado

Representando os 340 associados da Vinícola Garibaldi, os viticultores José Salvagni e Isidoro Marodin foram homenageados neste sábado (22), no Parque da Fenachamp, pela passagem dos 80 anos da cooperativa. Nascido em 1919, Salvagni é o produtor mais experiente da Garibaldi, com 92 anos. Marodin é o associado mais antigo, integra a cooperativa desde 1945. Os dois receberão um exemplar do livro “La Nostra Cooperativa”, que recupera a história de oito décadas da Garibaldi. “Os associados são a razão de ser da nossa cooperativa”, afirma o presidente Oscar Ló. A pedido deles, a Garibaldi estreia nesta safra um medidor automático de Grau Babo (que mede a quantidade de açúcar na uva). Com isso, a uva entregue pelos associados à cooperativa é avaliada de forma mais uniforme e rápida. “A carga é avaliada pelo seu conjunto. Antes, na medição manual, a análise poderia ser comprometida por um ou outro cacho verde, por exemplo”, explica.

A cerimônia de comemoração dos 80 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi feita para os associados. Além da missa inaugural, às 10h, a solenidade festiva irá relembrar os principais fatos da história da Garibaldi, que foi criada em 1931 logo depois da grande Crise de 29, quando excesso de produção de vinho acumulada nas pequenas propriedades do interior e as crescentes dificuldades de comercialização levaram um grupo de 73 produtores a unirem-se e fundarem a cooperativa. Três destes 73 fundadores da cooperativa tornaram-se presidentes. Além do pioneiro Leonel Nicolini, Baptista Locatelli e Fortunato Chesini dirigiram a empresa nos primeiros 20 anos de sua história.

No primeiro ano, a produção ficou em 300 mil litros de vinho. Três anos depois, já eram 260 associados. E em menos de dez anos, a produção passou para 3,5 milhões de litros, alcançando 10 milhões de litros em 1949, com mais de mil associados. Fundada por imigrantes italianos e descendentes de primeira geração, a Garibaldi chegou a ser a maior cooperativa vinícola de todo o continente americano.

Oscar Ló lembra que um dos fatos mais marcantes da sua história foi a grande exportação de 1958, quando foi fechado um contrato de venda de 30 milhões de litros de vinho para a França. “Foi um marco para o setor vitivinícola brasileiro”, destaca. O negócio foi considerado a salvação da vitivinicultura gaúcha ao reduzir significativamente os estoques da época e ainda despertou o interesse dos consumidores brasileiros para o vinho nacional. A partir daí, a imagem dos vinhos elaborados no Rio Grande do Sul se espalhou pelo país, chegando até a mesa dos brasileiros.

Este ano, os 340 associados de 10 municípios gaúchos devem entregar cerca de 13 milhões de quilos de uva na cooperativa, um acréscimo de 5% ao volume da safra passada (de 12,3 milhões de quilos de uva). Para o ano em que comemora oito décadas de existência, a Garibaldi projeta R$ 1,5 milhão em investimentos no seu parque industrial, que hoje ostenta a 7ª posição no ranking dos maiores produtores de vinhos finos do Brasil.

O recurso será aplicado em uma nova linha de engarrafamento para vinhos e sucos, além da compra de novos tanques (autoclaves), próprios para fermentação de espumantes pelo método charmat. Há apenas cinco anos elaborando espumantes, a Garibaldi é hoje a quarta maior produtora de borbulhas do País, com inúmeras premiações nacionais e internacionais aos seus produtos.

As festividades de 80 anos da cooperativa ainda incluem a inauguração de uma nova planta para produção de suco de uva, com investimento de R$ 6,5 milhões feitos desde o ano passado. Além do Rio Grande do Sul, a empresa está investindo nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nordeste. A produção de suco de uva e vinhos orgânicos ganha espaço. Em 2001, foram vendidas 2.800 garrafas; em 2009 foram 200 mil; em 2010, 350 mil e para este ano, Ló projeta a comercialização de 600 mil garrafas de suco e vinho orgânico.

A cooperativa, que uma área de 32 mil metros quadrados e 800 hectares de vinhedos, mantém em Garibaldi o varejo, onde são comercializados os seus produtos, além de artesanato e acessórios para vinhos e espumantes. O terminal funciona diariamente das 9 horas às 17 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Funciona na avenida Independência, 845. Telefone (54) 3464 8104. Mais informações no site www.vinicolagaribaldi.com.br.

Direto ao ponto

- 4ª produtora de espumantes do Brasil

- 7º produtora de vinhos finos e de mesa do Brasil

- 10ª empresa recebedora de uvas do Brasil

- Possui 340 associados de 10 municípios gaúchos e 800 hectares de videiras cultivadas

- Tem uma área de 32 mil metros quadrados.

Fonte: Texto Sul Assessoria.

Nenhum comentário: