sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cooperativa Vinícola Garibaldi abre vindima com uvas de quatro associados

Os vitivinicultores estão comemorando aquela que promete ser a melhor safra da história do Rio Grande do Sul. O tempo bom na serra gaúcha esta semana possibilitou o início da colheita de uva no Estado. Nesta quinta-feira (13), a Cooperativa Vinícola Garibaldi recebeu 35 toneladas de uva. Quatro associados – Osmar Storti, Paulo Ferronato, José Frizzon, Claimar Razador – entregaram uvas das variedades chardonnay, bordô e concord na sede da cooperativa, em Garibaldi.

O presidente Oscar Ló projeta o recebimento de 13 milhões de quilos na atual safra. O volume deve ser 5% superior ao do ano passado, quando 12,3 milhões de quilos foram colhidos pelos 340 associados da Garibaldi. “Além da quantidade maior, a qualidade será bem melhor do que a do ano anterior”, afirma.

Quem confirma esta expectativa positiva é o enólogo Gabriel Carissimi, que recebeu as uvas hoje. “As uvas tintas que serão destinadas para a produção de suco chegaram com uma maturação maior do que no ano passado, apresentando mais cor e mais aroma”, conta. Isso resultará em sucos de uvas 100% natural de maior sabor, segundo ele. “A quantidade de açúcar está 20% acima do que na safra passada”, comenta. As uvas chardonnay também chegaram na Garibaldi com maior concentração e acidez. “Teremos espumantes mais frescos e encorpados”, estima o enólogo.

Fonte: Texto Sul Assessoria

Nenhum comentário: