quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sommelier brasileiro radicado em Londres visita vinícolas gaúchas

O paraense Áthila Roos veio em busca de vinhos raros e diferenciados para o restaurante River, do Hotel Savoy, conhecido como “o hotel das estrelas e da família real britânica”.

O sommelier brasileiro Áthila Roos está cumprindo à risca a promessa de estabelecer uma ponte entre os produtores brasileiros e o mercado britânico feita durante a London Wine Fair (Feira Internacional de Vinhos de Londres), em maio deste ano, a Andreia Gentilini Milan, gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, projeto desenvolvido em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Ele acaba de visitar sete vinícolas gaúchas, em busca de novidades para levar aos melhores restaurantes e hotéis londrinos. De 18 a 20 de outubro, o sommelier brasileiro com sotaque britânico esteve nas instalações das vinícolas Aurora, Casa Valduga, Geisse, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton.

Áthila Roos veio ao Brasil procurar vinhos raros e diferenciados para incluir na carta do restaurante River, do Hotel Savoy, frequentado por empresários e artistas britânicos e pela família real. Contratado há pouco tempo como sommelier chefe do restaurante, ele pretende incluir os rótulos brasileiros em uma das mais desejadas cartas de vinhos de Londres. “Miolo e Lidio Carraro devem ser as primeiras vinícolas a encher as taças dos clientes do River”, adianta.


“Um dos sommeliers mais respeitados em Londres, Ross está apostando nos vinhos brasileiros como diferencial nas cartas de vinhos montadas para vários restaurantes de primeira linha”, observa Andreia Gentilini Milan. “E também está nos ajudando a identificar os melhores pontos de vendas para o vinho brasileiro em Londres”, informa.

O trabalho faz parte da estratégia do projeto Wines of Brasil de se aproximar dos principais sommeliers dos oito países-alvo das ações de promoção das exportações dos vinhos brasileiros – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Parceria

Paraense de Belém do Pará, Ross saiu do Brasil há cinco anos para tentar a vida em Londres. O começo foi difícil, como recepcionista de hotel. A paixão pelo vinho – além de muito estudo, trabalho e sorte – lhe trouxe o reconhecimento atual. Por acaso, ficou responsável por uma estante de vinhos de uma loja de conveniência na capital britânica. “Foi um grande aprendizado, pois eu passava o dia decifrando os rótulos e conhecendo as variedades de uva de cada país”, recorda.

Depois disso, foi vendedor da importadora de vinhos Bibendum, uma das principais da Inglaterra, conquistando o cargo gerente do clube de degustação da empresa. Na Bibendum, teve o primeiro contato com os vinhos brasileiros E foi responsável pela negociação dos vinhos Miolo com o mercado inglês.

Mais tarde se tornou sommelier de dois dos principais restaurantes japoneses contemporâneos de Londres – o Roka e o Zuma, freqüentados por celebridades. Em visita ao estande coletivo do Wines of Brasil na London Wine Fair, de 18 a 20 de maio deste ano, escolheu vinhos da Lidio Carraro Vinícola Boutique para incluir na carta do Roka e do Zuma.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: