De grosso modo varietal é o vinho que tem em sua composição no mínimo 75% do VARIETAL que leva seu nome ( rótulo registrado para garrafa ou bag ) e vinho de corte ou assemblage é a mistura de vinhos em proporções definidas pelo enólogo ( rótulo registrado garrafa ou bag ).
Um pouco de legislação que não é nada clara mas que pode ajudar:
LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988
Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.
LEI No 10.970, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2004
Altera dispositivos da Lei no 7.678, de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.
2 comentários:
Olá,
Um aspecto para abordarmos é que diversos iniciantes confundem Assemblage com falta de qualidade.
Este conceito não pode ser generalizado. Aliás, falando-se de vinhos a generalização é um perigo.
Um brinde,
Denys Roman
CAVE ANTIGA
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga
Olá Denys, como diz um grande filósofo: Toda generalização é burra... Mas as vezes é necessário resumir para não confundir!
Assemblage jamais pode ser confundido com falta de qualidade. Assemblage é um corte de x + y + n vinhos feito por um enólogo mediante um estudo prévio...
O que tem que ser divulgado é a pesquisa digamos no sentido, sou consumidor quero um vinho, o que eu estou bebendo? qual a origem? qual o histórico desse vinho? e não a pura e simples referência de um "ditador de modas". As dicas de influentes são importantes mas o paladar é individual e intransferível.
Postar um comentário