Ação promocional por bares e restaurantes da capital gaúcha realizou degustação de espumantes brasileiros e ainda convidou para a 7ª Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, que ocorrerá de 15 a 19 de dezembro, na Usina do Gasômetro.
Uma “viatura borbulhante” percorreu os principais pontos de encontro de Porto Alegre para incentivar o consumo de espumantes brasileiros neste final de ano. A ação insólita do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que aconteceu de quarta-feira (8) até domingo (12), consistia em visitar bares e restaurantes da capital gaúcha com quatro promotores oferecendo espumantes para degustação. Uma van identificada com a campanha “Abra sua cabeça, abra um Vinho do Brasil” – portando uma rolha de espumante gigante em cima – acompanhou as blitze nos bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa e na Zona Sul, dando visibilidade para a ação promocional.
Juntamente com a degustação, as promotoras entregaram material de divulgação da 7ª Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, que começa nesta quarta-feira (15) e segue até domingo (190, na Usina do Gasômetro. Ao todo, 26 vinícolas participarão da feira, realizada pela Phoenix Eventos, com descontos especiais para as festas de final de ano.
O gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, lembra que esta iniciativa faz parte da campanha de espumantes do final do ano criada pela agência Escala para o Ibravin. Com o tema “Abra-se para novas experiências”, a ideia é incentivar as pessoas a apreciarem os premiados espumantes brasileiros em diversas situações de consumo, não apenas nos tradicionais brindes de festas comemorativas. “Isso já vem ocorrendo, com as pessoas incorporando o hábito de tomar espumantes nas mais variadas ocasiões. O que queremos é incentivar cada vez mais esta postura”, comenta.
Mercado aquecido
Bertolini destaca que, este ano, a venda de espumantes baterá um recorde histórico no Brasil. O volume comercializado deve se aproximar ou até superar a marca de 13 milhões de litros, muito acima dos 11,2 milhões de litros colocados em 2009 e que somavam, até agora, o maior volume já vendido no país. De janeiro a outubro deste ano, foram espalhados 7,9 milhões de litros de espumantes nas taças dos brasileiros, um acréscimo de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. “O último semestre é responsável por 60% do volume de vendas de espumantes no ano”, informa. Em anos anteriores, este percentual superava os 80%.
Conforme levantamento feito pelo Ibravin, o mercado de espumantes está em crescimento contínuo desde 2002. O aumento alcança uma taxa de 12,5% ao ano. Isto se deve aos novos hábitos de consumo para o espumante, seja o brut, o demi-sec ou o moscatel. “Há alguns anos, o espumante era usado somente em aniversários, casamentos, Natal e Ano Novo”, lembra Bertolini. Hoje o consumo vai do aperitivo até a sobremesa, passando muitas vezes pelo acompanhamento de toda a refeição”, destaca Fante. As borbulhas estão presentes na happy hour, em eventos, solenidades, ou seja, os espumantes se transformaram em uma bebida do dia a dia, bastante democrática e universal.
A campanha, criada pela agência Escala, com imagens produzidas à beira do lago Guaíba, cartão-postal de Porto Alegre, tem peças veiculadas nos principais veículos do Rio Grande do Sul e em revistas especializadas com circulação nacional.
Fonte: Ibravin
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