sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Enólogos aproveitam degustação de seleção para avaliar tendências



Seleção segue até o dia 4 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho

Um painel de 81 enólogos está avaliando as 308 amostras inscritas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos. Divididos em três grupos de 27 profissionais por semana, eles aproveitam a oportunidade para verificar o “estado da arte” da produção nacional, além de poder avaliar tendências e, com isso, dar suporte às empresas quanto a diferenciais que as tornem mais competitivas no mercado de vinhos.

Para o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, Mauro Zanus, o mais importante desta etapa é a integração e o envolvimento dos enólogos. “É surpreendente a participação e o interesse dos enólogos nessa fase. A sala de análise sensorial está sempre lotada”, destaca. Segundo Zanus, o coordenador técnico das degustações que estão sendo feitas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, através dessas provas é possível perceber como anda a concorrência e, também, avaliar as novas tendências da indústria vinícola brasileira no que tange as variações de cor, aroma e sabor das diferentes categorias.

Um dos aspectos a chamar a atenção dos organizadores é o crescimento de 30% no número de amostras de vinhos base espumante, o que comprova, de fato, uma forte orientação das empresas para o fortalecimento deste segmento, o qual tem apresentado excelente competitividade frente aos vinhos importados.

A Embrapa Uva e Vinho, parceira do evento, tem sido a sede das degustações dando todo o apoio técnico à avaliação. As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começaram a ser analisadas no dia 17 de agosto, sendo que a degustação de seleção encerra no dia 4 de setembro.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever no site da ABE www.enologia.org.br.

Vinotage lança exclusiva linha para uso em Clínicas de Estética e SPAs

Vinotage lança exclusiva linha para uso

em Clínicas de Estética e SPAs

Especializada em cosméticos com ativos de uvas, a Vinotage lança sua linha profissional desenvolvida exclusivamente para uso em clínicas de estética, SPAs e centros de beleza e saúde.

O stand da Serra Gaúcha foi destaque no 17º Congresso Científico Internacional de Estética no Anhembi em São Paulo, que ocorreu nos dias 06 a 09 de agosto.

A partir de agora, estão disponíveis em embalagens profissionais, o Esfoliante Corporal Vitis e o Hidratante Corporal Banho de Uvas, além de óleos para massagem e sais espumantes para banho.

Sempre focada no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce da pele, a empresa investe cada vez mais em pesquisas e todos os produtos são dermatologicamente testados e mostram o resultado desde a primeira aplicação.


Conheça os produtos Vinotage na VinhosNet.

Dunga brinda 99 anos da Salton com Reserva Ouro na Expoagas

O comandante da Seleção Brasileira de Futebol prestigiou o estande da vinícola de Bento Gonçalves na maior feira de produtos, equipamentos e serviços promovida pela Agas

O técnico da Seleção Brasileira de futebol prestigiou o estande da Salton, na maior feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que acontece até esta quinta-feira, 27 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Dunga brindou os 99 anos da vinícola de Bento Gonçalves, completados nesta terça-feira, com o espumante Salton Reserva Ouro.

O aniversário da vinícola também abriu a contagem regressiva para o seu primeiro centenário da Salton, que prevê inúmeras novidades, entre elas o lançamento de dois produtos: um vinho tinto e um espumante, ambos desenvolvidos especialmente para a comemoração. Uma série de outras surpresas estão sendo preparadas para tornar 2010 inesquecível.

Vinícola Perini promove Curso de Degustação de Vinhos

Com vagas limitadas, acontece no dia 12 de setembro, em Farroupilha, o próximo Curso Básico de Degustação de Vinhos edição 2009 da Vinícola Perini. O evento começa às 14 horas e conta com atividades diversificadas, como visitação aos vinhedos, serviços do vinho e um típico jantar italiano na Taverna Perini. É uma ótima oportunidade para aproveitar as férias e fazer um tour pela Serra Gaúcha com os amigos ou com a família.

Após o sucesso das últimas edições do curso, a Vinícola Perini reúne curiosos e apreciadores do vinho para abordar temas como variedade das uvas, processos de vinificação, regiões de plantio, harmonizações enogastronômicas e serviços do vinho. Para encerrar o curso, será servido um jantar tipicamente italiano na Taverna Perini, restaurante próprio da Vinícola.

Para quem quer conhecer mais sobre o assunto, o programa inclui um passeio pela Vinícola onde é possível conhecer os processos de elaboração e armazenamento de vinhos, espumantes e sucos. Também é uma ótima oportunidade de conversar com os enólogos e conhecer outras pessoas com interesses em comum.

O passeio pode ser feito em família, sendo uma ótima opção para completar um final de semana na Serra, aproveitando o inverno e todas as opções culturais e enogastronômicas que a região oferece.

Serviço

O que: Curso de Degustação de Vinhos

Quando: Sábado, dia 12/09/09, às 14h

Onde: Na Vinícola Perini, em Farroupilha - RS

Quanto: R$ 110,00 (curso completo, jantar na Taverna Perini e degustação)

Informações e inscrições: fone (54) 2109.7300 ou pelo e-mail cursos@vinicolaperini.com.br


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pipoca faz bem ao coração

No Bom Dia Brasil de hoje seguinte reportagem:
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1282242-16020,00-ESTUDO+MOSTRA+QUE+PIPOCA+FAZ+BEM+AO+CORACAO.html

Pipoca é quase uma unanimidade. Petisco preferido de muitas gerações e companheiro inseparável no cinema. Agora a pipoca vem com um certificado científico que garante: ela faz muito bem à saúde.

Segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, o grão integral é rico em fibras e antioxidantes, que fazem bem ao coração. O professor Keith Thomas Ayoob, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, explica que os nutrientes da parte interna da pipoca são protegidos pela película do milho que estoura em alta temperatura. A pipoca não perde o valor nutritivo.

Mas a pipoca aprovada pela pesquisa não é a feita com muito óleo, muito sal e muita manteiga. Assim, a pipoca até fica saborosa mas, segundo os médicos, se torna prejudicial à saúde, por causa da grande quantidade de gordura e de sódio. Para se manter saudável, a forma de preparo é outra.

O doutor Ayoob diz que a pipoca com gordura exagerada, principalmente com manteiga, engorda e faz mal ao coração. Ele sugere a pipoca de forno micro-ondas com baixa quantidade de gordura e pouco sal. Ela também pode ser feita em uma máquina específica, que estoura o milho no ar quente, sem levar nenhuma gota de óleo. Se quiser eliminar totalmente a gordura, a sugestão é por o milho em um saco de papel, fechar com fita adesiva e levar ao micro-ondas. A pipoca estoura da mesma forma.

Assim, mais pura, ou com uma pequena quantidade de sal, ela pode ser aproveitada como um alimento para ser comido sem remorsos.

Só esqueceram de dizer q também harmoniza com vinhos. rs

Já comi pipoca harmonizada com diversos vinhos: desde chardonnays amadeirados passando por shiraz e até gamays ..... é delicioso uma pipoquinha com óleo de oliva e sal + um gamay.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Expoagas...

Vinícola Salton é presença garantida na maior feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados, Expoagas 2009. O evento, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Num estande moderno, a vinícola estará apresentando aos participantes rótulos para todas as ocasiões: do melhor custo-benefício às linhas mais nobres, com vinhos premiados no Brasil e no exterior.

A linha Salton Classic será destaque na feira. Com seis rótulos, entre eles os varietais Cabernet Sauvignon e Merlot, a qualidade do produto alia-se ao preço competitivo e à credibilidade conquistada junto aos consumidores entre os mais diferentes públicos. Apresentado ao mercado como uma opção de melhor custo-benefício, o Salton Classic também aparece como um excelente exemplo do projeto da vinícola bento-gonçalvense para se tornar a marca preferida dos brasileiros.

Rótulos da nobre linha Salton Volpi também estarão em exposição, como os varietais tintos Cabernet Sauvignon e Merlot, além dos brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc. Com expressivas distinções, os vinhos Salton Volpi fazem uma homenagem ao pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi ao apresentar em seus rótulos algumas de suas criações. Elaborados com uvas selecionadas manualmente, são perfeitos para um público de paladar mais evoluído e estão entre as preferências nas cartas de vinhos dos restaurantes mais conceituados. O Melhor Tinto do Ano na Expovinis 2009 também será atração na feira. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat selecionadas, o Salton Talento safra 2005 é um dos mais premiados produtos da vinícola.

Maior produtora de espumantes do país e líder na sua comercialização há cinco anos consecutivos, a Salton leva para a Expoagas seis opções do produto. Salton Brut, Salton Reserva Ouro, Prosecco Salton, Salton Moscatel, Salton Brut Rose Poética e Salton Évidence, esse elaborado pelo método champenoise, prometem agradar os mais diferentes paladares. Também ideais para o clima mais quente, estarão em evidência o branco Salton Flowers e o frisante Salton Lunae, nas versões branco e rosé, sensação no Verão 2008/2009.

O Suco de Uva Salton será outro diferencial da vinícola. Natural e integral, sem adição de açúcar ou de conservantes, o produto é elaborado com 100% de uvas americanas (Isabel e Concord). A qualidade do Suco de Uva Salton já rendeu à Salton alguns destaques, como a distinção no Guia Quatro Rodas em degustação às cegas, quando foram avaliados sucos naturais de sete vinícolas do Rio Grande do Sul, principal Estado produtor da bebida.

De acordo com o presidente da vinícola, Daniel Salton, a ampla estrutura da feira é capaz de oferecer o melhor para fornecedores e supermercadistas, gerando milhões em negócios e formando grandes parcerias.

Espumante Brasileiro com 11 anos de garrafa...

Os champagnes aguentam longos anos de guarda em adega. São bebidas que com o tempo de guarda ganham maior complexidade, ampliando a variedade e profundidade de seus..... bla bla bla

Até ai tudo bem... esse texto se encontra em qualquer blog de degustação de variados colegas bloggeiros... rs

O assunto do momento nas rodas enoamigas é sobre o Espumante Cave Geisse 1998 com onze anos de garrafa, entre autólise (período em que o espumante realiza sua segunda fermentação na própria garrafa e fica em contato com as leveduras próprias do processo, ganhando complexidade), degorgement (processo pelo qual os sedimentos da segunda fermentação são retirados da garrafa), e guarda em adega.

UAU!

Os privilegiados dessa degustação??? hummm pessoal de SP.
Fonte: Rede de Amigos Cave de Amadeu


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Prazeres da Mesa

A revista Prazeres da Mesa providenciou uma degustação de Merlot nacionais - resultado?
Sim tem lista e bem gostosa?
- 1º STORIA 2005 - 90 pontos
- 2º BOSCATO RESERVA 2005 - 88 pontos
- 3º CASA VALDUGA PREMIUM 2006 - 88 pontos
- 4º MIOLO TERROIR 2008 - 88 pontos
- 5º SALTON DESEJO 2006 - 88 pontos

ps.: conheço todos eles até de olhos fechados e são excelentes compras...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vinícola Garibaldi é Moscatel Ouro


add: vale colocar a propaganda porque o moscatel é muito bom... tem uma boa acidez e um docinho equilibrado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vinibrasil e o Vale do São Francisco

A produção de vinhos de alta qualidade em condições semi-áridas foi o tema do jantar oferecido pela Vinibrasil a convidados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em Olinda (PE). O local escolhido foi o restaurante Due, especializado em comida mediterrânea e com uma boa carta de vinhos verde-amarelos. O agrônomo João Santos, diretor da Vinibrasil, e Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, conduziram o jantar com uma degustação de vinhos e espumantes da Rio Sol, vinícola situada em Petrolina (PE).

Vinda de Portugal, onde possui nove vinícolas, a Vinibrasil escolheu o Vale do São Francisco para elaborar um vinho único no mundo. “Acreditamos que esta região tem potencial para produzir os melhores vinhos do Brasil”, afirma o apaixonado e cativante João Santos, que deixou Portugal para começar do zero a história da Rio Sol no Brasil. “Sonhamos em fazer um vinho com atitude, não com altitude”, diz ele, referindo-se ao fato do Vale do São Francisco estar localizado no paralelo 8º Sul, deslocado da tradicional área de cultivo de uvas para vinhos, no paralelo 40 dos hemisférios Norte e Sul.

A busca de um novo terroir trouxe a Vinibrasil para a seca região do semi-árido nordestino. Os 200 hectares da vinícola estão expostos a mais de 300 dias de sol por ano, numa temperatura média elevada e boa amplitude térmica (de 33ºC a 17ºC), pluviosidade baixa, irrigação controlada e o chamado “ciclo contínuo”, ou seja, a possibilidade de produzir uvas – e consequentemente vinhos – todos os meses do ano. “Ninguém pode fazer isso em todo o mundo”, destaca Santos.

Duas safras anuais
Este diferencial competitivo torna o trabalho árduo e permanente. A vinícola possui 50 lotes de quatro hectares cada um. Cada um deles é tratado de forma exclusiva. “Ao mesmo tempo, temos as quatro estações do ano em nossos vinhedos”, conta Santos. Uma especificidade da região é que cada vinhedo produz duas safras anuais. “Tratamentos cada parcela de nossas uvas como um bebê”, observa. “Hoje, temos 25 colheitas anuais”. As duas cepas mais cultivadas são a Shiraz e a Tempranillo. Depois vem a Cabernet Sauvignon e a Alicante Bouchet.

A recompensa pode ser conferida nas taças. A Rio Sol é a marca de vinhos brasileiros mais vendida no mundo – 40% da sua produção é exportada para 17 países. Os principais mercados são Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Espanha, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Suíça e Dubai.

A complexidade em elaborar vinhos em condições tão especiais – e únicas – fazem a Vinibrasil investir muito em tecnologia e pesquisa. A consultoria é feita pela Universidade de Lisboa, que manda seus técnicos a cada dois meses ao Brasil. A empresa é uma das três vinícolas nacionais que possui ISO 9001 e é a única empresa de vinhos do nordeste com reconhecida pela norma de qualidade (certificado BVQI). Em 2006, recebeu o mais cobiçado prêmio de inovação tecnológica, o Finep, na categoria processo, deixando a gigante Motorola em segundo lugar.

Fonte: Ibravin

Vinícolas brasileiras têm até sábado para participar de licitação de moscatel na Suécia

Terminou neste sábado passado (15) o prazo para as vinícolas brasileiras apresentarem propostas de venda de vinhos espumantes moscatel para a System Bolaget, o monopólio responsável pela comercialização no varejo de bebidas alcoolicas na Suécia. Esta é uma excelente oportunidade para os Vinhos do Brasil, local de compra de 74% dos vinhos vendidos aos consumidores no país escandinavo. “Lutamos muito para termos licitações especificas para o Brasil e agora estamos finalmente conquistando nosso espaço, com o reconhecimento de países como a Suécia e o Canadá”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil (WFB), Andreia Gentilini Milan.

A licitação da System Bolaget incluiu o Brasil e o Uruguai dentro de uma categoria específica. “As vinícolas brasileiras não podem perder esta licitação para que a oferta não seja preenchida pelos uruguaios”, alerta Andreia. A oferta deve ser feita através de um agente. O pedido mínimo a ser enviado é de 3 mil garrafas de 750 ml. Os vencedores da concorrência entrarão no catálogo da empresa sueca entre 1º de fevereiro e 30 de abril do próximo ano.

Desde o ano 2000, a importação e distribuição de álcool podem ser realizadas por meio de importadores registrados na Fazenda sueca. Apenas o monopólio do varejo permanece, através do System Bolaget, que possui 410 lojas, 552 agentes locais e 7.000 itens de 40 países fornecedores. O consumo de vinhos tintos na Suécia representa 57% do total, sendo 32% brancos e 11% espumantes e outros. A origem dos produtos está assim dividida: Novo Mundo (43%) e Velho Mundo(57%).

Atualmente, Miolo, Aurora e Rio Sol vendem vinhos para a Suécia.

Saiba mais sobre o mercado de Vinhos na Suécia
•Produção: Praticamente inexistente, devido às condições climáticas
•Importação: Corresponde a quase todo o valor consumido
•Consumo: 160 milhões de litros
•Consumo per capita: 26 litros
• A Austrália é o principal fornecedor, seguido da África do Sul e Itália
•A participação da Austrália cresceu 31,7% de 2006 a 2007, sendo que o maior crescimento no mesmo período foi da Nova Zelândia (47%)
•Outros crescimentos expressivos foram obtidos pelo Líbano (42,2%) e Áustria (33,2%)
•Os países com as maiores perdas de mercado foram a Romênia (-23,7%) e Grécia (20,8%).
•54% do mercado é de bag-in-box. O seu consumidor é fiel e está numa faixa etária maior, com renda acima da média.
•Há um aumento de consumo de vinhos tintos mais caros, entre U$ 10 e U$ 15. E o segmento dos mais baratos está diminuindo.
•Há uma maior aceitação para tampas-rosca, especialmente nos vinhos brancos.
•O consumo de vinhos roses e espumantes está aumentando.

Fonte: Ibravin

Enólogos se preparam para degustar 308 amostras da Safra 2009

Degustação de seleção inicia dia 17 com a participação de 81 enólogos.

As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começarão a ser degustadas no dia 17 de agosto, estendendo-se por três semanas. Um painel de 81 enólogos dividido em três grupos de 27 profissionais estará degustando as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que fornece o apoio técnico para o evento.
Convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, os enólogos terão a importante tarefa de avaliar a safra numa ação de promoção dos vinhos do Brasil. A organização da Avaliação Nacional de Vinhos, evento que teve início em 1993, sempre foi norteada pela condução dos trabalhos a partir da união de profissionais do setor. A entidade não tem medido esforços no sentido de qualificar cada vez mais o evento em torno de cenário vitivinícola, sempre em busca da promoção do vinho brasileiro e da valorização do enólogo. Este é um dos principais objetivos perseguidos pela ABE, através da integração de enólogos das mais variadas vinícolas e regiões do País.
A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever a partir do dia 17 de agosto (www.enologia.org.br).
Reconhecida mundialmente pelo seu caráter educativo, de promoção e evolução dos vinhos do Brasil, chega a sua 17ª edição reunindo um expressivo número de vinícolas brasileiras. Este ano, são 70 empresas de seis estados (Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) que participam com 308 amostras. O aumento no número de empresas atingiu 13% em relação ao ano passado que registrou a adesão de 62 vinícolas.

Abertas as inscrições para participar da XVII Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2009

Evento, que ocorre dia 26 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, deverá reunir 700 pessoas
O momento maior do vinho brasileiro está se aproximando. Apesar dos trabalhos terem iniciado ainda no início do ano, será somente no dia 26 de setembro que o público terá a oportunidade de conhecer os vinhos representativos da Safra 2009. Muito concorrida, a Avaliação Nacional de Vinhos é hoje o maior evento do gênero no mundo, permitindo que técnicos, experts e enófilos celebrem o vinho em uma perfeita comunhão. Interessados em participar poderão efetuar sua inscrição a partir de hoje, através do site www.enologia.org.br.
A 16ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos reúne 308 amostras de 70 vinícolas. As degustações dos vinhos estarão sendo feitas por um painel de 81 enólogos a partir do dia 17 de agosto no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que fornece o apoio técnico para o evento. No dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o público conhecerá, em primeira mão, a relação dos 93 vinhos classificados entre os 30% representativos da Safra 2009, além de degustarem os 16 selecionados para o momento.
Para deleite do público, cada uma das 16 amostras será comentada por um dos degustadores convidados. O painel de comentaristas será formado por especialistas de diversos países. Com este caráter educativo, o evento permite aos participantes comparar suas considerações a respeito de cada vinho, além de ampliar seus conhecimentos em torno da arte de degustar. O 16º degustador será sorteado entre o público participante.
A Avaliação Nacional de Vinhos, que já reuniu desde 1993 cerca de 9 mil apreciadores da bebida, é reconhecida em todo o mundo. A consolidação do evento pode ser comprovada no rápido preenchimento das vagas pelos participantes. Nos últimos anos as inscrições se esgotaram ainda nas primeiras semanas. Diante disso, é necessário que os interessados fiquem atentos e antecipem sua inscrição que tem prazo indeterminado conforme o preenchimento das 700 vagas.

add: eu já fiz minha inscrição e vc?

Salton participa do Makro Extravaganza 2009

São Paulo, agosto de 2009 - A Vinícola Salton marca presença em um dos maiores eventos de food service do país, o Makro Extravaganza 2009, que acontece entre os dias 18 e 20 de agosto, no Moinho Eventos, em São Paulo.

Entre os principais vinhos apresentados pela Salton durante o evento, que está em sua terceira edição, estão os vinhos da linha Classic, consagrados no mercado pelo excelente custo-benefício. Também sucesso de vendas, principalmente entre o público feminino, o frisante Salton Lunae poderá ser degustado em suas duas versões, branco e rosé, que trazem a proposta de ser um vinho leve, frutado, agradável e com o sabor ideal para climas quentes.

Para fechar com chave de ouro, no último dia do evento, a Salton recebe os visitantes em uma palestra ministrada pela sommelier da Vinícola, Carina Cooper, sobre ‘Como aumentar a lucratividade de seu estabelecimento com vinhos brasileiros’, a partir das 18h30 no Auditório do Conhecimento. “Contar com o apoio de parceiros como a Vinícola Salton é fundamental para a realização e o sucesso do Makro Extravaganza” afirma Gustavo Delamanha, Diretor de Marketing do Makro, que espera receber cerca de 7 mil visitantes nos 3 dias do evento.

Makro Extravaganza

O Makro promove pelo terceiro ano consecutivo o Makro Extravaganza, um evento voltado para estabelecimentos comerciais transformadores de alimentos, especificamente para o segmento de hotéis, restaurantes, cafeterias, bares, buffets, lanchonetes e negócios afins. Apoiado por parceiros e fornecedores, o encontro movimenta investimentos de R$ 5 milhões e tem o objetivo de capacitar e contribuir para o aperfeiçoamento do negócio de pequenos e médios empresários, fortalecendo assim, o setor de food service.

SERVIÇO

Makro Extravaganza 2009

Data: 18 a 20 de agosto, das 13h às 21h.

Local: Moinho Eventos – Rua Borges de Figueiredo, 510, Mooca – São Paulo/SP

(estacionamento conveniado no local).

Transporte gratuito: Vans na Estação Bresser do metrô e caravanas saindo das lojas.

Entrada: Gratuita (é necessário apresentar o passaporte Makro na entrada e para participar das atividades). O passaporte também poderá ser feito gratuitamente no local.

VINAGORA INTERNATIONAL COMPETITION

A sofisticação e excelência dos vinhos Casa Valduga continuam destacando-se internacionalmente, principalmente nos prestigiados concursos da Europa. Depois de premiações conquistadas na França, Inglaterra e Itália, agora foi a vez da Hungria reconhecer a qualidade dos vinhos da vinícola gaúcha.

Na 10ª edição do VinAgora International Competition, realizado em Sopron, a Casa Valduga comemora a única Medalha de Ouro do Brasil para o seu Merlot Premium 2006, que concorreu com 552 amostras provenientes de 21 países. Outro destaque foi o Cabernet Franc Premium 2006 que também pontuou os brasileiros conquistando Medalha de Prata.

Realizado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso VinAgora também integra a Federação Mundial dos grandes concursos internacionais de vinhos e licores (VINOFED).

A 'fragrância' da grappa brasileira

Conhecida pelas sofisticadas linhas de vinhos e destilados, a Casa Valduga escolheu a mais famosa entre as uvas brancas para preparar a nova Grappa Gourmet Chardonnay, um lançamento que em uma elegante embalagem spray com frasco no formato dos luxuosos eaux de parfums.

Segundo tradições italianas, a grappa é aplicada diariamente nos alimentos quentes, verduras, sobremesas, drinks e até mesmo na xícara de café.

Com spray vaporizador, a Grappa Gourmet valoriza ainda mais e potencializa os aromas dos sabores, pois a volatilização do álcool é instantânea permanecendo apenas a delicada fragrância da grappa.

Fica excelente com saladas verdes, carnes e sobremesas a base de frutas recém saídas do fogo, sendo leve também ao ser degustada pura.

Um verdadeiro presente gourmet para paladares mais sofisticados, esta grappa é elaborada através do método tradicional, com primeira destilação em alambique descontínuo de cobra através de um processo lento e artesanal. Durante sua segunda destilação, também lenta, são separados 'cabeça, coração e cauda' do líquido.

Aguarde esta novidade!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Primeiro vinho solidário do Brasil é da Vinícola Perini

Em uma ação nacional inédita, a Vinícola Perini lança o Vinho Tinto Perini Solidário, que beneficia financeiramente a Federação Brasileira de Hemofilia e o Instituto da Mama do RS, destinando parte do valor da comercialização do produto para as instituições.

O Perini Solidário é um Vinho Tinto Seco Fino elaborado a partir do corte das variedades Cabernet Sauvignon e Merlot, resultando em um vinho encorpado e de grande complexidade. A cada garrafa comercializada, a Perini destina R$ 1,00 como doação direta a ser partilhada igualmente entre as duas instituições, que foram selecionadas pela Perini devido à seriedade com que realizam o seu trabalho e a dedicação aos pacientes e seus familiares.

Idealizado por Maria do Carmo Perini, sócia-diretora da Vinícola Perini, o projeto teve início em 2008, quando o câncer de mama e a hemofilia atingiram pessoas próximas da família. Através do Perini Solidário, o consumidor contribui com uma causa nobre, atuando diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde dos pacientes das entidades parceiras, além de apreciar um vinho fino de qualidade por um preço atrativo.

Maria do Carmo complementa: “nossa família, assim como muitas outras no país e no mundo, teve pessoas muito próximas atingidas pela hemofilia e pelo câncer e sempre nos envolvemos com estes temas. Como estes problemas atingem mais famílias do que podemos imaginar e há muitas pessoas interessadas em ajudar, resolvemos unir estes interesses através de uma ação solidária prazerosa e necessária”.

O Perini Solidário já pode ser encontrado nos principais supermercados, casas especializadas e através da venda online pelo site da vinícola.

Sobre o IMAMA e a Federação Brasileira de Hemofilia:

www.institutodamama.org.br

www.hemofiliabrasil.org.br

Salton investe na ampliação da liderança do mercado de espumantes

Quatro novas autoclaves, com capacidade de 60 mil litros desembarcaram na vinícola para ampliar a capacidade de elaboração de espumantes para mais de 1 milhão

A conquista da liderança pela quinta vez consecutiva na comercialização nacional de espumantes, divulgada neste ano, creditou à Salton, de Bento Gonçalves, a expectativa de superar a meta de R$ 200 milhões no seu faturamento, estabelecida para este ano. A aposta é reforçada pela estratégia de investimentos na elaboração do produto, que representa 29% do faturamento global, caminho que a empresa tem trilhado com reconhecido sucesso, já que se destaca também como a maior produtora de espumantes do país.

Em julho, quatro novas autoclaves de 60 mil litros desembarcaram na Salton para se somar aos 22 tanques de inox já existentes, ampliando a capacidade total de elaboração de espumante para 1,252 milhão de litros. No ano passado, os valores em equipamentos totalizaram R$ 2 milhões, entre eles, também foram adquiradas quatro autoclaves, que permitiram à vinícola atingir a elaboração 1 milhão de litros do produto.

Os números promissores mantêm os planos de crescimento da Salton, reiterando os motivos de comemoração do seu primeiro centenário, em agosto de 2010. Fundada em 1910, a Salton é hoje uma das maiores vinícolas nacionais. Os resultados são comprovados pelos investimentos em tecnologia avançada, que permitem a qualidade de seus produtos.

Concurso coloca em evidência melhores espumantes do Brasil

Das 205 amostras inscritas, 62 foram premiadas, sendo uma Grande Medalha de Ouro, 48 de Ouro e 13 de Prata

O VI Concurso do Espumante Brasileiro comprovou, mais uma vez, a excelência do Brasil na elaboração de espumantes. A qualidade, já reconhecida internacionalmente, foi confirmada na sexta edição do evento, realizado de 4 a 6 de agosto em Garibaldi (RS). Das 205 amostras inscritas, 62 foram premiadas, sendo uma com Grande Medalha de Ouro (94 a 100 pontos), 48 com Medalha de Ouro (88 a 93 pontos) e 13 com Medalha de Prata (84 a 87 pontos).

O VI Concurso do Espumante Brasileiro premiou os espumantes melhores classificados por categoria - Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel) - respeitando o limite de 30% entre os inscritos, conforme normas internacionais. O evento de premiação, que reuniu degustadores, enólogos e imprensa, foi realizado no dia 06 de agosto, às 20 horas, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.

A participação de amostras e vinícolas no Concurso do Espumante Brasileiro bateu recorde histórico nesta edição. Foram inscritas 205 amostras, provenientes de 66 cantinas brasileiras. Em relação à última edição do concurso, realizado em 2007, o aumento no número de espumantes inscritos é de 42% e o de empresas participantes, de 30%.

A Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, comemora o crescimento na participação, uma vez que a meta da entidade era de ultrapassar as 144 amostras de 50 vinícolas inscritas na edição anterior. Outro destaque no VI Concurso do Espumante Brasileiro refere-se a adesão de empresas provenientes de cinco estados brasileiros, sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.

Os espumantes foram analisados por um painel de degustadores formado por 65 profissionais de diversos estados brasileiros, entre enólogos, jornalistas e experts indicados pela ABE. A crescente participação das mulheres, tanto no processo de elaboração de vinhos e espumantes quanto como consumidoras da bebida se revelou, também, no número de degustadoras, que a cada edição do concurso vem crescendo. Este ano, 10 mulheres integraram o quadro de avaliadores.

Para o presidente do Concurso, Carlos Abarzúa, a grande participação demonstra a importância do evento que vem registrando crescimento a cada edição. “O concurso é uma oportunidade para comprovar a qualidade do espumante brasileiro, já reconhecida mundialmente”, destaca o enólogo.

PREMIAÇÕES

Empresa

Marca Comercial

Medalha

Dal Pizzol Vinhos Finos

Do Lugar Espumante Brut Charmat

Grande Medalha de Ouro

Adega Chesini

Espumante Moscatel Cave del Vêneto

Ouro

Calza Júnior Indústria e Comércio de Vinhos Ltda

Calza Espumante Champenoise Brut

Ouro

Casa Valduga Vinhos Finos Ltda

Casa Valduga Espumante Arte Brut

Ouro

Casa Valduga Vinhos Finos Ltda

Casa Valduga Espumante Prosecco Premivm Brut

Ouro

Cooperativa Vinícola Aurora Ltda

Marcus James Espumante Brut

Ouro

Cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda

Garibaldi Espumante Moscatel

Ouro

Cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda - LT Distribuidora

Vale Real Espumante Moscatel

Ouro

Cooperativa Vinícola São João Ltda

Castellamare Espumante Brut Chardonnay

Ouro

Cooperativa Viti Vinícola Aliança Ltda

Aliança Espumante Brut

Ouro

Cooperativa Viti Vinícola Pompéia Ltda

Miraggio Espumante Brut

Ouro

Cooperativa Viti Vinícola Pompéia Ltda

Miraggio Espumante Moscatel

Ouro

Dal Pizzol Vinhos Finos

Dal Pizzol Espumante Brut Charmat

Ouro

Dal Pizzol Vinhos Finos

Do Lugar Espumante Moscatel

Ouro

Don Bonifácio Vinhos Finos Ltda

Quinta Don Bonifácio Espumante Rosé Demi-Sec

Ouro

Estabelecimento Vinícola Valmarino Ltda

Valmarino Espumante Champenoise Brut

Ouro

Estrelas do Brasil Indústria e Comércio de Vinhos

Estrelas do Brasil Espumante Prosecco Brut

Ouro

Estrelas do Brasil Indústria e Comércio de Vinhos

Estrelas do Brasil Espumante Brut Chardonnay / Viognier

Ouro

Estrelas do Brasil Indústria e Comércio de Vinhos

Estrelas do Brasil Espumante Pinot Noir Rosé Brut

Ouro

Indústria Vinícola La Cantina Ltda

D' Costa Espumante Charmat Brut

Ouro

Indústria Vinícola La Cantina Ltda

D' Costa Espumante Champenoise Brut

Ouro

Indústria Vinícola La Cantina Ltda

La Cantina Espumante Moscatel

Ouro

Indústria Vinícola São Luiz Ltda

Don Naneto Espumante Brut

Ouro

Irmãos Molon Ltda

Pietro Felice Espumante Champenoise Brut

Ouro

LC Marcon Indústria Ltda

Casa Geraldo Espumante Moscatel

Ouro

Miolo Wine Group Comércio Importação Exportação Ltda

Miolo Espumante Millésime Brut

Ouro

Pernod Ricard Brasil Indústria e Comércio Ltda

Almadén Espumante Brut

Ouro

Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda

Panizzon Espumante Brut Rosé

Ouro

União de Vinhos do Rio Grande Ltda

Monarca Espumante Brut

Ouro

Vinhos Don Laurindo Ltda

Don Laurindo Espumante Brut Champenoise

Ouro

Vinhos Finos Velha Cantina Ltda

Cave Antiga Espumante Moscatel

Ouro

Vinhos Salton S/A Indústria e Comércio

Salton Espumante Brut Reserva Ouro

Ouro

Vinhos Salton S/A Indústria e Comércio

Salton Espumante Prosecco Brut

Ouro

Vinhos Salton S/A Indústria e Comércio

Salton Espumante Meio-Doce

Ouro

Vinícola Cordelier Ltda

Granja União Espumante Brut

Ouro

Vinícola Cordelier Ltda

Cordelier Espumante Moscatel

Ouro

Vinícola Dom Cândido Ltda

CV Dom Cândido Espumante Brut

Ouro

Vinícola Dom Cândido Ltda

DC Dom Cândido Espumante Brut

Ouro

Vinícola Dom Cândido Ltda

DC Dom Cândido Espumante Moscatel

Ouro

Vinícola Góes & Venturini Ltda

Vívere Espumante Moscatel

Ouro

Vinícola Panceri Ltda

Panceri Espumante Moscatel

Ouro

Vinícola Pedrucci Ltda

Pedrucci Espumante Brut

Ouro

Vinícola Pericó Ltda

Cave Pericó Espumante Brut Rosé

Ouro

Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Prosecco Brut

Ouro

Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Tradicional Brut

Ouro

Vinícola Perini Ltda

Casa Perini Espumante Nature

Ouro

Vinícola Peruzzo Ltda

Peruzzo Espumante Brut

Ouro

Vinícola Salvador Ltda

Salvattore Espumante Moscatel

Ouro

Vinícola Viapiana Ltda

Viapiana Espumante Moscatel

Ouro

Abegê - Participações, Indústria e Comércio de Bebidas Ltda

Don Giovanni Espumante Moscatel

Prata

Calza Júnior Indústria e Comércio de Vinhos Ltda

Calza Espumante Brut Charmat

Prata

Cantina de Vinhos Fabian Ltda

Fabian Espumante Intuição Moscatel

Prata

Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda


...