sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ibravin projeta maior safra de uva da história

Começo da colheita na serra gaúcha, principal região vitícola do País, aponta para uma colheita superior a 640 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul, um incremento superior a 20% em relação à safra passada

A safra 2011 de uva no Rio Grande do Sul deve ser a maior da história. A quantidade colhida deve aumentar de 20% a 25%, um acréscimo de mais de 100 milhões de quilos em relação à safra passada, segundo estimativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) feita esta semana, após o início da vindimas nas vinícolas da serra gaúcha. “Devemos colher mais de 640 milhões de quilos de uva mantidas as condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de chuvas de granizo, por exemplo”, projeta o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.

Na safra anterior, de 2010, foram colhidos 526,89 milhões de quilos de uva nos parreirais gaúchos, responsáveis por cerca de 90% da produção brasileira de uva e derivados. A maior safra já colhida no RS foi em 2008, com 634 milhões de quilos de uva. “Estamos tendo um bom equilíbrio entre chuva e sol, o que tem favorecido a maturação das uvas”, afirma. “"A qualidade da uvas recebidas pelas vinícolas esta semana está muito boa, o que nos anima a projetar uma excelente safra”, comenta.

Em termos qualitativos, Fante projeta uma safra igual ou superior a de 2005, considerada a melhor da década. “Além do clima que está sendo favorável, agora as empresas estão melhor capacitadas, investiram em novas tecnologias e possuem mais conhecimento para elaborarem produtos de qualidade superior”, argumenta. Em 2005, como agora, o Rio Grande do Sul foi afetado pelo fenômeno La Niña, que provoca menores ocorrências de chuvas na primavera e no verão no Rio Grande do Sul. “O resultado é um clima mais seco, com menos umidade, que favorece a produção de uvas com mais açúcar e, por consequência, a elaboração de produtos de melhor qualidade”.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: